Enviar Documento Para Wagner Email
1.1 Filosofia e filosofia da educação
A palavra filosofia vem do grego e significa “amor a sabedoria” e estuda problemas relacionados a existência, ao conhecimento, a verdade, aos valores morais, a mente e a linguagem. Um filosofo busca conhecimento sobre si mesmo mas não de uma forma prática, ele é movido pela curiosidade e foca em questões da existência humana, mas não é baseada em religião e sim na razão. A filosofia faz com que as pessoas possam se questionar e refletir sobre si mesmas e sobre o mundo em que vivem, sobre seus atos, suas ações, se é certo ou errado.
A filosofia da educação é um ramo da filosofia e o professor deve sempre se questionar sobre a sua didática, se seu aluno esta realmente conseguindo aprender, ou se esta so ouvindo os conteúdos. Devemos entender então o ensino como uma necessidade de passar para os alunos valores que são considerados importantes para a sociedade e que mudam constantemente.
A educação deve ser uma frequente troca de saberes envolvendo teorias e a realidade sempre com um olhar constante para a sociedade e para as mudanças que ocorrem nela, transformando a educação não apenas em ensino, mas em aprendizagem, incentivando e libertando o pensamento de cada um, para que cada aluno busque mais respostas chegando assim a uma escolha final, a ação que ira definir cada individuo na sociedade em que vive.
O professor não deve ensinar apenas as disciplinas básicas como português e matemática, mas também, valores éticos e morais, deve educar para formar cidadãos mais éticos, para que eles possam compreender, questionar, pensar, refletir, e tudo isso vai permitir que cada um tenha liberdade e seja capaz de pesar suas ações em relação a si e aos demais.
1.2 Formas existentes de se perceber, analisar, ver o mundo. O mundo pode ser conhecido através do mito e filosofia, religiao e filosofia , filosofia e senso comum , filosofia e conhecimento científico ( explicar cada uma com suas diferenças)
1.3 Formas de se ver o