Envenenamento
Quando uma pessoa inala, ingere algum alimento deteriorado, entra em contato direto com a pele em alguma espécie de planta venenosa, respira alguma substância tóxica, por exemplo, como fumaça negra, vapor de gasolina ou gás de cozinha e picadas de insetos ou animais venenosos como cobras, escorpiões e aranhas, isso é o envenenamento propriamente dito. Na maioria das vezes o envenenamento ocorre acidentalmente em residência com crianças.Deve-se suspeitar de envenenamento quando alguém adoece de repente, sem motivo aparente, pois a manifestação dos sintomas de envenenamento pode ser demorada. Para identificar se a vitima está envenenada, pode verificar o hálito da pessoa, se a mesma esta tendo convulsões, está suando bastante, vomitando, se há lesões na pele, vermelhidão, se a pessoa está com a respiração fraca, se de substâncias tóxicas, químicas ou naturais na boca ou na pele da vítima, indicando que ela tenha mastigado engolido, aspirado ou entrado em contato com tais substâncias.
Em qualquer situação de envenenamento, coloque a vítima deitada, observe sua respiração e, se for necessário, aplique a técnica de respiração artificial, ou seja, respiração boca-a-boca, aqueça vitima para evitar estado de choque e eleve suas pernas (se não houver suspeita de lesão na coluna). O socorro médico é indispensável. O mais seguro é guardar inseticidas, remédios, produtos de limpeza e produtos tóxicos dentro de armários trancados, para que não haja risco. A cada ano, aproximadamente 10 milhões de pessoas são vítimas de envenenamento, das quais 4 mil são casos fatais. O atendimento inicial que se pode prestar à vítima antes da chegada da assistência médica pode salvar sua vida. Numa emergência de envenenamento, os primeiros socorros são fundamentais.
2. ACIDENTES DOMÉSTICOS
Na maioria dos atendimentos em emergências e centros de intoxicações trata-se de acidentes ocorridos nos ambientes domésticos com medicamentos, produtos de