envelhecimento
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA PSICÓLOGICA
Luzani
Raulina Rocha
Marisa Souza
Paula de jesus
Ubiracema iris
Estemario Santos
AS VIVÊNCIAS DE IDOSOS HOMENS NA CONDIÇÃO DE ASILADOS
SALVADOR 2014
Luzani
Raulina Rocha
Marisa Souza
Paula de jesus
Ubiracema iris
Estemario Santos
AS VIVÊNCIAS DE IDOSOS HOMENS NA CONDIÇÃO DE ASILADOS
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de métodos e Técnicas de Pesquisa Psicólogica, ministrada durante o semestre2014.1 / 2014.2 no curso de de psicologia da Mauricio de Nassau.
Orientadora: Maria da Conçeição Barreto
Salvador 2014 Introdução
O envelhecimento da população é visto como um fenômeno mundial, um fato que ocorre tanto em países desenvolvidos quantos por países subdesenvolvidos. No decorrer do século XX observa-se o processo de transição demográfica caracterizado pela diminuição das taxas de natalidade e mortalidade, ocasionando o aumento da expectativa de vida e conseqüente o envelhecimento populacional.
A velhice que era uma experiência de poucos, hoje é experienciada por muitos, e pode-se também dizer que é uma conquista cultural de um povo, pois decorre de melhorias nas condições de vida.
De acordo com projeções das Nações Unidas (Fundo de População) “uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais, e estima-se um crescimento para 1 em cada 5 por volta de 2050”.(...) em 2050 pela primeira vez haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos. No cenário brasileiro, de acordo com Camarano(2002), o crescimento da população decorre da alta fecundidade no passado, observado nos anos de 1950 e 1960, comparada a de hoje, a redução da mortalidade da população idosa. A queda da fecundidade modificou a distribuição etária da população no Brasil, fazendo que o idoso passasse a ser um componente cada vez mais importante dentro do total da população.
Com relação à redução da taxa de