Entropia
É o processo pelo qual podemos separar um líquido misturado a outro líquido ou a um sólido. É um processo muito utilizado em laboratórios e indústrias, como nas de bebida e de remédios. A destilação é feita num aparelho chamado destilador.
Veja como funciona:
Vamos imaginar uma solução composta de um líquido e um sólido.
A solução é colocada em um balão de vidro que recebe o calor, ela começa a ferver, o vapor então sobe e passa pelo o condensador.
O vapor então, é resfriado para voltar ao seu estado líquido, isto é, condensar-se. A substância sólida permanece no balão.
O condensador sempre fica frio por causa de um tubo que o abastece de água fria. Caso ao contrário, os vapores não se condensam.
Tem que haver uma saída para a água fria que entra, formando uma corrente. Se não houver essa corrente, o líquido se aquece, não se condensa e não passa para o outro balão.O líquido destilado cai no outro balão em forma de gotas.
Deionizador
É um processo de troca de íons para obter água reagente de alta resistividade. Consta da utilização de colunas contendo resinas de trocas iônicas que retêm as impurezas existentes na água.
Não elimina substâncias não ionizadas, como silicatos , algumas substâncias orgânicas e algumas impurezas em suspensão.
A resistividade da água purificada por destilação é menor que a água obtida por deionização, devido principalmente pela presença de CO2 , H2 S, NH3 e outros gases ionizados presentes na água original.
A melhor coluna de deionização é a chamada de leito misto, que absorve os aniontes e cationtes. A coluna, depois de saturada, pode ser regenerada e reaproveitada.
É utilizado em laboratório para retirar cátions, ânions, cloro, amônia, metais pesados, nitratos e outros componentes químicos nocivos da água.
Os deionizadores são muito utilizados em laboratórios para abastecer autoclaves, em caldeiras, produção de cosméticos, aquários, sistemas de resfriamento capilar e outros. Em resumo, um