entrevista
2)No seu ponto de vista, quem é avaliado no processo ensino-aprendizagem? Por quê?
3)Qual a discussão sobre o tema Avaliação Institucional sob a perspectiva de AFONSO (2000); BONNIOL (2001); LUCHESI (2000) e VASCONCELOS (1998)? Quais os pontos convergentes e divergentes entre eles?
4)Após a implantação da Avaliação Institucional estão ocorrendo mudanças na prática avaliativa do professor?
5 Após ler o texto. O exemplo do sistema de Avaliação Institucional da Rede Municipal de Ensino de Teresina pode ser um parâmetro para reflexão do processo de Avaliação na Construção do Ensino-Aprendizagem? Por quê?
6)Como trazer as reflexões dos teóricos da avaliação para a prática da sala de aula?
7)Quais as modalidades de avaliação que podem ser adotadas pelas Instituições? E você, por quais optaria?
1-Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior. Também propõe:
. Avaliação continua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre as eventuais provas finais:
. Possibilidade de aceleração de estudos para alunos como atraso escolar;
. Possibilidade de avanço nos cursos e nas série mediante verificação do aprendizado;
. Aproveitamento de estudos concluídos com êxito;
. Obrigatoriedade de estudos de recuperações, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinado pelas instituições de ensino em seus regimentos.
2- O aluno e o professor, porque o aluno é avaliado continuo pelo professor. Já o professor é avaliado pelo seu método de ensino.
3- Os pesquisadores AFONSO (2000), e BONNIOL (2001), Se dedicam a temática da avaliação institucional tomada como uma atividade pedagógica, ou seja a reflexão sobre o avaliar e ser