ENTREVISTA SUS Prof
“A saúde é direito de todos e dever do Estado”. Essa é uma conquista do povo brasileiro. Toda conquista são, entretanto, resultado e início de outro processo. Em 1988, votamos a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Com ele afirmamos a universalidade, a integralidade e a equidade da atenção em saúde. Com ele também apontamos para uma concepção de saúde que não se reduz à ausência de doença, mas a uma vida com qualidade. Muitas são as dimensões com as quais estamos comprometidos: prevenir, cuidar, proteger, tratar, recuperar, promover, enfim, produzir saúde. A legislação envolve uma série de direitos para os usuários do SUS.
OBJETIVO
A pesquisa consiste no levantamento de dados através de entrevistas com perguntas diretas, para nosso conhecimento acadêmico sobre os profissionais hoje que atuam da área de saúde (SUS) sobre a cartilha nacional do SUS.
PÚBLICO ALVO:
Profissionais, que neste caso de forma anônima se dispuseram em responder algumas questões elaboradas por nós mesmos estudantes, sobre a cartilha nacional do SUS. A pesquisa foi realizada no PA Infantil da cidade de Rondonópolis.
ENTREVISTAS PROFISSIONAIS ATUANTES DA REDE DE SAÚDE PÚBLICA – SUS :
1- Em relação ao sigilo e confidencialidade do paciente, qual a postura adotada em caso de uma situação de risco a saúde pública?
Resposta Técnica de Enfermagem I: o primeiro passo e ser passado à enfermeira responsável para avaliarmos como encaminharemos esse paciente a sua necessidade.
2- O principio de equidade que cada uma tenha a sua necessidade tratada igual a sua individualidade como você enquanto profissional procura avaliar a real necessidade desse paciente?
Resposta Técnica de Enfermagem I : quando o paciente chega aqui no posto a gente tenta identificar qual a sua maior necessidade para tentar ajudar a melhor maneira orientando em caso de duvida e precisão.
3- Temos conhecimento que competem ao município através do SUS algumas atribuições em termos de lei, em sua opinião esses