Saude publica
Saúde pública no brasil
prof: gabrielle nascimento
Turma: G1M
Nome: Ranielli oliveira, Magna Maria Galote
Vitoria ES
Introdução
Nesse trabalho vamos falar sobre a saúde no Brasil e principalmente no Espírito Santo fazendo um comparativo entre o atendimento depois da implantação do sistema único de saúde incluindo uma entrevista com pessoas que conviveram com o atendimento depois do SUS no estado. Saúde pública: visão geral
É preocupante o declive no gráfico de eficiência que passa hoje a saúde pública no Brasil. Administradores negligentes em parceria com governantes corruptos resultam na necessidade dos cidadãos em recorrer à hospitais privados ou planos de saúde.
A baixa qualidade de atendimento e excesso de pacientes para pouca estrutura tem parte da explicação nos baixos salários pagos à médicos e demais profissionais da área. O número de usuários da rede de saúde pública está com sobrecarga de cerca de 30% em relação ao número estimado que seria possível atender sem grandes filas de espera.
O agendamento de consultas em postos de saúde beira o desesperador: algumas consultas só podem ser agendadas para até 6 meses após o dia do agendamento, enquanto muitos exames sequer estão disponíveis.
A saúde pública do Brasil tem se revelado de baixíssima qualidade e em quantidade inadequada para atender a população, notadamente, a população pobre. Quantas vezes temos visto pela grande mídia relatos e imagens que nos deixam indignados e revoltados com falta de estrutura física e humana para atender as pessoas? Certamente, muitas vezes. Quem tem um plano de saúde privado passa pelo mesmo problema? O Brasil gasta de forma adequada com a saúde dos brasileiros?
Isso tem levado ao programa público de saúde, o Programa Único de Saúde (SUS), a atender