entrevista sobre administração e mercado de trabalho
ambiente organizacional brasileiro é muito peculiar e apresenta diversos obstáculos à criação e sustentação de negócios. Clique nos obstáculos para conhecer os que mais se destacam.
Por ano, são formalmente constituídas em torno de 470 mil empresas e encerram sua atividade cerca de 220 mil empresas, o que representa um aumento anual líquido do número de empresas em atividade e dos empregos gerados.
No entanto, estima-se que o custo econômico e social anual do encerramento de atividades empresariais seja de 800 mil postos de trabalho e 6,6 bilhões de reais.
Ao analisar as taxas de mortalidade das micro e pequenas empresas, conclui-se que 50% encerraram sua atividade até o final do segundo ano e 60% até o final do quarto ano de existência.
Para tentar compreender as causas do sucesso e da mortalidade precoce das empresas brasileiras, o Sebrae tem conduzido diversos estudos em nível nacional, particularmente com micro e pequenas empresas (MPE).
Encontram-se, entre as causas de fracasso das MPE, falhas gerenciais na condução dos negócios, a saber: falta de capital de giro (indicando descontrole de fluxo de caixa), problemas financeiros (situação de alto endividamento), localização inadequada (falhas no planejamento inicial) e falta de conhecimentos gerenciais dos empresários.
Predominam as causas econômicas conjunturais, como falta de clientes, dívidas e recessão econômica do país, sendo que o fator ‘falta de clientes’ pressupõe, também, falhas no planejamento inicial da empresa.
do informante e facilitar o