Entrevista Padronizada só perguntas
É a técnica de seleção mais utilizada, podendo ser empregada na triagem inicial dos candidatos ao recrutamento, como entrevista pessoal inicial na seleção, entrevista técnica para avaliar conhecimentos técnicos e especializados, entrevista de aconselhamento e orientação profissional no serviço social, entrevista de avaliação do desempenho, entrevista de desligamento, na saída dos empregados que se demitem ou são demitidos, etc.
A entrevista de seleção é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. De um lado, o entrevistador ou tomador de decisão e, de outro lado, o entrevistado ou candidato. A entrevista pessoal é a que mais influencia a decisão final a respeito dos candidatos.
Para melhorar o grau de confiança e de validade da entrevista são necessárias duas providências: melhor construção do processo de entrevista e treinamento dos entrevistadores.
1. CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENTREVISTA:
A entrevista pode ser estruturada e padronizada ou pode ficar inteiramente livre, à vontade do entrevistador e das circunstâncias. Nesse sentido, as entrevistas podem ser classificadas em quatro tipos:
a) Entrevista Totalmente Padronizada: É a entrevista estruturada e com um roteiro pré-estabelecido, no qual o entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas no sentido de obter respostas definidas e fechadas. Por esta razão, perde profundidade e flexibilidade e torna-se limitada. Apresenta a vantagem de proporcionar um roteiro ao entrevistador que não precisa se preocupar quanto aos assuntos que irá pesquisar com o candidato e nem com a sua seqüência, pois a entrevista já está preparada de antemão.
Entrevista padronizada apenas nas perguntas: as perguntas deste tipo de entrevista são previamente elaboradas, assim como na anterior. A diferença se apresenta na resposta dada pelo candidato. As respostas são abertas,