Selltiz
CCJP - Ciência Política
Metodologia das Ciências Sociais
SELTIZ
Os métodos de observação têm por função principal descrever e compreender os comportamentos. Eles são: a entrevista; o questionário e o método projetivo.Os dois primeiros só obtém o material que a pessoa perguntada queira disponibilizar, tendo os fatores particulares grande influência neles. Essas influências podem ser negativas, privando de veracidade a descrição do entrevistado ou questionado, mas se utilizada a descrição sentimental relacionada à um objeto psicológico, as opiniões e imagens quanto a ele podem ser de grande utilidade.
A grande diferença entre esses dois métodos são que, enquanto num questionário, as perguntas são escritas e predeterminadas; numa entrevista, onde o entrevistador e o entrevistado estão frente à frente, com perguntas e respostas feitas na hora, há maior flexibilidade na obtenção de informações. Para estudo, o questionário pode ser melhor pela facilidade com que ele pode ser comparado, sua forma padronizada, pela quantidade de pessoas que pode atingir, sem muita dificuldade, não fazendo necessariamente questão de uma resposta imediata, podendo garantir anonimato, o que deixa as pessoas mais confortáveis. Entretanto, a entrevista pode ser aplicada a qualquer tipo de pessoa, sendo difícil limitar a resposta do entrevistado; os questionários são normalmente direcionados à pessoas com maior nível de conhecimento. Sendo assim, entrevistas são mais populares. A entrevista permite que o pesquisador se aproxime, na situação de mensuração das diferentes pressões sociais ocorrentes. Importante em ambos os casos, as perguntas são a forma pela qual se obtém informações.
Tudo é utilizado com intenção de se conseguir/verificas ‘fatos’, já que a melhor forma para isso é se informar diretamente com quem está envolvido de alguma forma com eles. Mas esses fatos precisam ter credibilidade, adquirida, possivelmente, através de