Entrevista ergonomia cadeirantes
Eletrodomésticos para deficientes
O tema do trabalho é extremamente amplo, então logo após algumas pesquisas superficiais decidimos um foco em específico: Cadeirantes na cozinha.
Sejam eles por lesões físicas (amputações, fraturas na espinha, deficiências de formação) ou por degeneração muscular.
De início fizemos algumas pesquisas sobre os tipos de cadeirantes Autônomos (que não necessitam de cuidados constantes) e encontramos informações sobre os tipos de lesões, degenerações e má formação mais comuns.(http://www.spinalinjury101.org/details/levels-of-injury ; http://www.dejerine-sottas.com/about/ )
Também pesquisamos sobre a quantidade da população representada por deficientes no Brasil, pesquisando o tamanho do nosso mercado. (http://www.cedipod.org.br/Ibge1.htm)
Encontramos diversos tipos de adaptações e produtos específicos:
Cozinha planejada para cadeirantes. O foco é abrir espaço para as pernas e diminuir o máximo o espaço a ser percorrido. http://receitasdeminuto.com/cozinha-para-cadeirantes/ Mais um exemplo de cozinha planejada para cadeirantes. Nesse caso mostra que ela pode ser usada normalmente por alguma pessoa sem deficiência http://www.deficienteciente.com.br/2010/11/cozinhas-adaptadas.html?doing_wp_cron=1345822489.2534289360046386718750 Mais um exemplo dessa vez mostrando a movimentação e a facilidade um cadeirante realizar as tarefas da cozinha http://designinnova.blogspot.com.br/2010/04/cozinha-para-cadeirantes.html?m=1 mais um exemplo com um detalhe interessante. Mostra a importância para o espaço para os pés em baixo dos armários http://blogdocadeirante.blogspot.com.br/2012/06/cozinha-adaptada-para-cadeirante.html Separamos uma lista de normas para produtos com deficientes em vista http://www.deficienteonline.com.br/principais-normas-de-acessibilidade-para-deficientes___9.html Com essas informações de base, resolvemos estudar um pouco do