Ergonomia
1 INTRODUÇÃO................................................................................................4
2 OBJETIVO......................................................................................................5
3 ERGONOMIA NO PARQUE DA JUVENTUDE...................................................6
4 CONCLUSÃO..................................................................................................9
1-INTRODUÇÃO
A ergonomia, ou humanfactors (fatores humanos) ou humanfactors&ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecida nos Estados Unidos da América, é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de aperfeiçoar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
2-OBJETIVO
Os objetivos práticos da ergonomia são a segurança, a satisfação e o bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com seus sistemas produtivos.
O trabalho, compreendido como toda transformação da natureza para beneficio do homem, além de necessário para a manutenção da vida humana, é importante fator na definição das condições de saúde de cada indivíduo. Por isso, a análise e compreensão do ambiente de trabalho, são decisivas para a qualidade de vida do homem.
3-A ERGONOMIA NO PARQUE DA JUVENTUDE
O Parque da Juventude fica localizado no espaço onde antes estava à penitenciária do Carandiru na Zona Norte de São Paulo e conta com três espaços; o Parque Esportivo, o Parque Central e o Parque Institucional.
Primeiro falaremos a respeito da preocupação ergonômica do parque quanto á seus funcionários.
A manutenção do parque é feita por funcionários terceirizados e