Projeto de Ergonomia Artigo
Andressa Cristina Andrade1
Marcela Aparecida Silva2
Marina Miranda de Oliveira3
Michelle Freitas Mendonça4
RESUMO
Este projeto trata a respeito da acessibilidade de deficientes físicos em espaços para eventos, mais especificamente, os cadeirantes. Uma pessoa com deficiência é aquela que tem perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gera incapacidade para o desempenho de atividade dentro do padrão considerado normal para o ser humano. A acessibilidade e o planejamento de locais para eventos, busca a inclusão dessas pessoas com mobilidade reduzida em rotinas e ambientes comuns ao restante da população. Será analisado o espaço Estância Ilha da Madeira que recebe eventos, em sua maioria, sociais, visando identificar se o local está preparado e adequado para receber esse público e identificar os fatores de risco, para – posteriormente - propor sugestões de melhoria.
PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade. Cadeirantes. Eventos. Ergonomia.
1 INTRODUÇÃO
A acessibili dade nada mais é do que disponibil izar para os deficientes o acesso aos mesmos serviços que estão disponíveis para toda a população, buscando a inclusão deles no convívio de todos. Atualmente , o respeito pelos deficiente s está cada vez mais presente, visto que muitos serviços estão sendo adaptados para que os mesmos possam ter acesso, como, por exemplo, os sites e os livros que estão usando programas especiais e o Braille, respectiva mente, para os deficiente s visuais.
A lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, publicada no site oficial do Planalto do Governo, estabelece normas e critérios para promover a acessibili dade das pessoas portadoras de deficiênci a ou com mobilidade reduzida. De acordo com ela, acessibili dade é dar a essas pessoas condições para alcançarem e utilizarem , com segurança e autonomia, os espaços, mobiliário s e equipament os urbanos, as edificaçõe s, os transporte s e os