entrevista educação especial
JÉSSICA CAROLINE DUPONT ULRICH
TITULO: Inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais.
_____________________________________
Toledo, PR
2014
Universidade Norte do Paraná
INTRODUÇÃO
A educação é o passo fundamental para os princípios morais e sociais dos indivíduos numa sociedade, devido a este grande fator as instituições devem priorizar pela igualdade e não pela discriminação, para que todos os membros da sociedade sejam iguais um a um, com um ensino de qualidade para todos.
A educação é comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade, devendo assim promover o convívio com a diversidade entre cidadãos, esta convivência faz com que juntos aprendemos mais , contribuindo e ajudando um ao outro, formando uma sociedade unida. Esta grande ajuda faz com que os alunos especiais se sintam iguais aos demais alunos da classe, tendo assim todos a mesma oportunidade de aprender, reduzindo entre ambos as diferenças.
A inclusão envolve um novo olhar, um novo sonho, para um novo aprendiz, sendo assim deve-se a escola adaptar-se para que o aluno se sinta bem e igual perante todos.
[“...] Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. (VADE MECUM, 2009, p. 1422)
_____________________________________
Universidade Norte do Paraná
ENTREVISTA
A entrevistada Sirlei Correa Hoppe, pedagoga, formada em psicopedagogia e concluindo neuropsicopedagogia e educação especial, está atuando no ensino a 15 anos e sua jornada de trabalho semanal é de 40 horas, no nível de ensino infantil e ensino fundamental series iniciais.
No seu dia a dia, sua pratica pedagógica é avaliar os alunos que estão aquém do necessário para cursarem determinado ano e posterior trabalho de intervenção psicopedagogica com o aluno e o professor, para que eles se interagem bem entre si, já trabalhei e avaliei inclusão de crianças com