ENTREVISTA DO CURSO 3
TEMA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E O PENSAMENTO PEDAGÓGICO
ENTREVISTA COM DOCENTES APOSENTADOS OU COM AMPLA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
NOME: Maricélia Olinto
FORMAÇÃO: Letras, com especialização em Psicopedagogia TEMPO DE ATUAÇÃO: 22 anos
1 -QUAIS AS MOTIVAÇÕES PELAS QUAIS ASSUMIRAM A CARREIRA DOCENTE?
O desejo de trabalhar e ganhar o meu próprio dinheiro, portanto, quando surgiu a oportunidade não desperdicei. Mas em bem pouco tempo, descobri que era essa a profissão que eu queria, e busquei estudar, para ser uma professora qualificada. Nesta profissão, o mais gratificante é ver a semente que você plantou, um dia frutificar!!
2- EM QUE CONTEXTO SE DEU A DECISÃO PELA PROFISSÃO?
Na verdade, eu me tornei professora, meio por acaso, a convite de uma vizinha, comecei a dar aulas de reforço, aos 13 anos; e aos 17, ainda no 2º ano do antigo 2º grau, comecei a dar aulas em uma escola, porque o município de Goianinha, passava por uma grande crise na Educação (baixos salários), o que ocasionou, a falta de professores, e a solução para o momento foi contratar alinos do 2/ grau, que se destacavam nos estudos, para assumir as aulas do 1º grau ( 1º ao 5º ano).
3- QUAIS FORAM AS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO E O CONTEXTO REAL DE ATUAÇÃO?
Na formação adquirimos conhecimento acadêmico/científico, que ao nosso primeiro olhar são necessários o suficiente para nos tornarmos bons profissionais. Saimos da Universidade com a ideia/sonho de que a nossa atuação no mercado será maravilhosa, entretanto, na prática, nos deparamos com situações bem além do imaginado, que nos deixam muitas vezes incapazes e indefesos, parecendo até que todo o estudo realizado, de nada adiantou. Mas acredito, que mesmo com esses conflitos, o conhecimento é mais que necessário, e todo professor tem que viver em busca de conhecimento.
4- QUAIS MUDANÇAS FORAM VERIFICADAS NA CONDIÇÃO DOCENTE AO LONGO DO TEMPO?
Mais qualificação profissional, na minha realidade, todos os