Analise
97
7
Análise e Interpretação dos Dados Coletados
Este capítulo apresenta a análise do conteúdo das entrevistas com os funcionários da DIFIS, à luz dos dados sobre o contexto, obtidos por via documental, bem como do referencial teórico que embasou a pesquisa.
7.1
Categorias
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0212238/CA
Conforme descrito na metodologia deste trabalho, um estudo de caso supõe diversas fontes de evidência. Neste estudo os dados foram coletados principalmente através de duas formas: a análise documental e a realização de entrevistas junto às pessoas do nível tático da DIFIS. Subsidiariamente, existe também a participação do pesquisador como observador, conforme comentado no
Capítulo 5, quando apresentadas as limitações do método.
Para definir a estrutura da análise dos dados, foi adotada a divisão a partir das categorias estabelecidas conforme previsto na elaboração do roteiro de entrevista e confirmado na pré-análise do material obtido. Neste sentido, foram estabelecidas sete categorias:
·
Conceito de Competência apreendido;
·
Relação entre os conceitos de Competência, Qualificação, Conhecimento e
Informação;
·
Competências gerenciais elencadas como importantes;
·
Reações frente à iniciativa de desenvolver competências;
·
Fatores identificados que possam facilitar ou dificultar o desenvolvimento de competências;
·
Avaliação do PPCF; e
·
Avaliação do curso de Desenvolvimento de Competências Gerenciais.
Análise e Interpretação dos Dados Coletados
98
A análise foi realizada a partir de uma triangulação entre os conceitos abordados na revisão bibliográfica, a análise documental e a análise de conteúdo das entrevistas.
7.2
Conceito de Competência
Inicialmente, cabe registrar que o conceito de competências adotado pela
DIFIS - conhecimentos, habilidades, traços e comportamentos que contribuem para um desempenho esperado226 – é bastante semelhante ao que foi entendido a partir da revisão da