Entrevista com sueli ramalho
ENTREVISTA COM SUELI RAMALHO
Este relato contará a historia de Sueli Ramalho ,surda de nascimento ,e uqe veio de uma família onde vários membros também são surdos .Ela teve todo o apoio dos pais ajudando em tudo que ela necessitava , eo próprio esforço para superação de seus limites na sociedade .
Desenvolvimento
Ela aprendeu a falar com auxilio de imagens visuais .
Conta ela que quando ia a circo e os palhaços começavam a contar piadas ela e seus irmãos não riam pois não entendiam o que se passava ,porem quando os palhaços faziam gestos dos quais eles entendiam era nesse momento que havia risos em suas faces .Foi nesse momento que ela teve vontade de estudar teatro e se dedicar a apresentar-se para escolas onde estudassem crianças especiais.
Com o convívio com pessoas ouvintes dentro de sua asa que foi sue namorado e filho ela foi desenvolvendo a sua sensibilidade aprendendo a falar e o sentido da sensibilidade de tudo que a cercava incluse o som de “PUM” que seu pai fez durante uma visita de um namorado .
Durante a entrevista ,o entrevistador “Brito” falou sempre do preconceito ,ela dizia que falta mais informações na sociedade.
No Brasil dos dias atuais a inclusão virou uma palavras de lei,porem há a inserção de alunos deficientes auditivos em escolas publicas brasileiras precisa ser revisada ,pois a maior parte dos professores não tem preparação para ensinar a alunos com tais necessidades ,alem do que os próprios alunos na maioria podem apresentar problema de convívio com outros alunos ,pois nas muitas vezes os colegas não sabem libras o que afeta muitos na comunicação social do individuo o que pode causar o isolamento do mesmo.
Cabe ao governo investir em medidas que possibilitam o ensino da Língua Brasileira de