Entrevista com gestor sobre PPP
A escola possui um projeto pedagógico ou projeto político pedagógico? Como ele foi elaborado?
Sim. O PPP é elaborado com a comunidade escolar.
Quais as dificuldades e/ou facilidades para a sua elaboração e implantação?
O Projeto Político-Pedagógico da escola é visto como um norteador para todos os envolvidos na escola, sendo um instrumento apreciado, pois ele vivencia a realidade escolar e abre espaço para que as suas ações sejam revistas e reconsideradas ao proporcionar espaço para avaliação.
Devemos levar em consideração não apenas as dificuldades e limitações da realidade da escola, mas é importante identificar também suas potencialidades e competências presentes no contexto interno e externo. Para nortear todas as ações, são considerados os princípios de igualdade para o acesso e permanência na escola, a qualidade de ensino para todos, a gestão democrática e a valorização dos profissionais da educação. Os princípios que nortearam a construção do Projeto Político-Pedagógico foram: relação escola x comunidade, democratização do acesso e da permanência do aluno na escola com sucesso, democracia, autonomia, qualidade de educação para todos, organização curricular e valorização dos profissionais da educação, são interligados e complementares entre si.
A educação deve estar preocupada em preparar o cidadão para conhecer a si mesmo, e depois se torna mais fácil entender a sociedade, tornando um ser pensante e participativo ante os acontecimentos da sociedade. Se o Projeto Político-Pedagógico serve como bússola na educação o mesmo precisa direcionar o estudante rumo a uma aprendizagem de qualidade.
Uma das práticas bastante usadas na escola são as reuniões pedagógicas com a comunidade, pois proporcionam momentos reflexivos quanto ao andamento escolar, oportunizando estratégias para que eles possam contribuir com suas idéias e dar sugestões quanto ao andamento da escola, e em que pode ser melhorado, o que estão