Entrevista com biologa na area da saude
1. Há quanto tempo você atua como bióloga?
Como profissional desde 2002. Entretanto, desde 1991 venho atuando nesta área como bolsista.
2. Como foi a sua formação acadêmica? Fez Licenciatura ou Bacharelado? Especialização, Mestrado ou Doutorado?
Fiz Licenciatura em Ciências Biológicas. A seguir, mestrado em Ciências e, finalmente, doutorado em Biologia Parasitária.
3. Qual a sua área de atuação?
Trabalho na área de Protozoologia, mais precisamente em imunopatologia e diagnóstico das leishmanioses, doença de Chagas e toxoplasmose. 4. O que você faz em seu ambiente de trabalho? Qual é a rotina de trabalho do laboratório? Não tenho uma rotina de trabalho estabelecida. Minha atuação no laboratório é muito diversificada. Desenvolvo trabalhos de pesquisa em alguns momentos, estou no laboratório realizando um experimento e também desenvolvo trabalhos de pesquisa em campo (nas áreas endêmicas para as doenças que pesquiso). Também atuo dando pareceres em projetos de pesquisa (para a Fiocruz e outras instituições do Brasil); oriento alunos; participo de bancas de defesas de monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado, especializações e qualificação; escrevo trabalhos científicos; sou gestora de qualidade do lab.; interlocutora de biossegurança; dou aula em disciplinas dos cursos técnicos e de pós-graduações da Fiocruz; etc.
5. Você utiliza o seu CRBio na sua atuação profissional? Em que momento?
Sim. Desde que me tornei funcionária da Fiocruz. 6. Quais são os EPI’s e EPC’s que você utiliza em seu trabalho?
EPIs: Máscaras e óculos de segurança; proteção facial; Luvas de procedimentos; luvas de criogência; luva nitrílica; jalecos descartáveis; toucas; perneiras e botas para o trabalho de campo.
EPCs: Cabine de segurança biológica; lava olhos; extintores; sinalização apropriada; chuveiro de emergência;descarte para perfuro cortantes; capela de exaustão química; autoclaves; fornos;