Fundamentos comportamentais
Introdução:
Pela segunda vez, o Brasil sediará o maior e mais importante evento de futebol do planeta, e faltando menos de três meses para o início da Copa do Mundo 2014, todas as atenções da mídia internacional e população, estão voltadas para nosso país, causando uma mobilização nacional, o que é típico do esporte em questão, o futebol.
Através da coleta de dados científicos, buscamos entender e explicar, porque esse esporte ainda causa toda essa comoção mundial, gera bilhões para todos os países no qual é difundido e ídolos incontestáveis além de instigar e estimular tanto o Brasil, conhecido por todo âmbito mundial como o país do futebol.
Também iremos analisar os benefícios do esporte a nível de saúde e as consequências positivas e negativas a nível social, que um evento com toda essa estrutura pode acarretar para nosso país.
Desenvolvimento:
Entrevista com a bióloga Melanny Bernardino de Lima Carvalho.
O que o esporte pode trazer a nível psicológico para o torcedor e para o atleta?
“O torcedor sente-se feliz, com adrenalina à flor da pele. E o atleta, fica tenso, pois é um momento muito importante para sua carreira. O resultado que vai ditar o efeito. Sabemos que quando um time perde, tem torcedor que quebra tudo ou chora ou xinga. O atleta geralmente está mais acostumado com isso”.
No período de copa a nação fica mobilizada para este evento, quais as características psicológicas que se manifestam em nossa sociedade e quais as influências da mídia para esta manifestação social?
“Especificamente para essa Copa, a revolta é o sentimento mais observado. O dinheiro gasto é um absurdo. Dinheiro que poderia ter sido direcionado para outras áreas. Fora que os ingressos são caros, então só os ricos. A mídia está dividida. Uns mostram que falta muito, outros que vai ser bom para turismo”.
Porque vivenciamos uma maior divulgação do futebol, diante de tantas outras atividades