Entre Rios
Fichamento Entre Rios
Professora: Maria Carolina AUPU301
Nome: Marina Valejo dos Santos
RA: 201205707
Turma: 3AARM
Foi as margens do rio Tamanduateí e no alto da colina, que surgiu a Vila de São Paulo de Piratininga. E quando os Jesuítas chegaram, instalaram suas capelas do lado das duas tribos indígenas, eles aproveitaram da sabedoria dos índios que viviam nessa colina. Os indígenas sabiam que essa região era privilegiada e escolheram essa área que era plana, entre o rio Tamanduateí e o Anhangabaú, que era um pequeno ribeirão, onde de um lado era um local de fácil, um rio menor, que tinha água limpa para consumo; e o Tamanduateí pelo qual chegavam no Tiete e circulavam por toda a região via fluvial.
A Vila de São Paulo só existiu devido à esses dois rios. Houveram muitas mudanças nesse lugar, o canal que passa perto do Mercado Municipal é hoje o rio Tamanduateí, que já beirou a rua 25 de março, e em suas margens havia um porto, onde já era um lugar de comércio popular- mercado dos caipiras; lá os produtores e pescadores comercializavam sues produtos.
A expansão do café atraiu investidores para São Paulo, onde logo houve a criação da primeira ferrovia, a única que se ligava com o mar, que tinha como rota o rio do Tamanduateí.
A maquina foi marcada pela velocidade de expansão, por onde o peixe era trazido do mar pelos vagões com uma maior distância porém em um menor tempo, e não mais retirados do rio. O rio foi a razão da existência da cidade, e agora ele acaba se tornando um obstáculo.
O viaduto do Chá, no Vale do Anhangabaú, foi o primeiro viaduto a ser construído na cidade de São Paulo, que era de metal vindo da Alemanha, ele ligava o centro velho aos novos lotes que se encontravam do lado leste da cidade. Esse lado leste era os bairros da elite cafeeira que vinha do interior, usufruíam da comodidade moderna e com uma infraestrutura que mudaria a a relação da cidade com os rios, a água encanada.
Os loteadores fundaram a