Entomologia Agricola
RELATÓRIO: Entomologia Agrícola
Colorado do Oeste – RO
2012
CLEUZENIR FRANÇA DA SILVA
1. INTRODUÇÃO
A Entomologia é a ciência que estuda os insetos sobre todos os aspectos, pertencem ao grupo do reino animal mais dominante na terra, e podem ser encontrados em quase todos os ambientes. (GALLO, et al., 1978)
Por possuírem uma vasta diversidade de espécimes, os insetos são percebidos facilmente e de maneira prática são classificados, conhecidos e utilizados de diferentes maneiras pela sociedade, de acordo com a sua influência com o meio em questão. Assim, para um estudo racional da enorme quantidade de animais, há necessidade de ordená-los em certos grupos, classificando-os. (CRUZ, 2009)
A classe insecta difere-se das demais classes de artrópodes com 3 pares de pernas, pelo aparato bucal ectógnato, enquanto que nas Classes
Collembola, Protura e Diplura o aparato bucal é entognato. (Entomologia
Agrícola, 2002)
Segundo CRUZ (2009), a classe Insecta contém o maior número de espécies de qualquer grupo de animais. Os insetos são superiores aos vertebrados como os habitantes de maior sucesso do ambiente terrestre. Os insetos são distinguidos dos outros artrópodes unirremes por terem o corpo dividido em uma cabeça, um tórax e um abdômen. A cabeça porta um par de antenas e os apêndices alimentares; o tórax transporta três pares de pernas; o abdômen não tem apêndices.
Colorado do Oeste – RO
2012
CLEUZENIR FRANÇA DA SILVA
2. OBJETIVOS
Este relatório tem por objetivo informar o que foi desenvolvido durante a aula, para fins de aprendizagem, aplicando em prática o que foi visto na teoria.
Em ambas as aulas práticas que tivemos, analisamos diversos espécimes de insetos, que estavam contidos em caixas entomológicas.
A princípio, observamos os apêndices cefálicos móveis, cujo objetivo foi identificar os tipos de antenas e aparelhos bucais presentes nas diferentes espécies de insetos, além de classificá-los