Resumo Entomologia
A Entomologia Agrícola compreende o estudo dos insetos, prejudiciais e benéficos, associados a plantas cultivadas. Em realidade, a Entomologia Agrícola é mais abrangente, pois aborda também o estudo dos ácaros de importância agrícola (pragas e predadores). Com base nos conhecimentos das pragas agrícolas, são desenvolvidos métodos adequados para controla-las. (RAFAEL ed. , 2012).
Embora as espécies de insetos benéficos sejam numerosas, os insetos-praga chamam mais atenção, pois os danos que causam são facilmente percebidos. Contudo, apesar de os danos causados às plantações pelos insetos serem elevados, é muito difícil quantifica-los, uma vez que na natureza ocorre um conjunto de outros fatores bióticos (doenças causadas pro microrganismos, problemas nutricionais das plantas etc.), responsáveis também por perdas consideráveis na lavoura. Entretanto, quando os danos dão quantificados, obtêm-se valores muito elevados, que podem alcançar bilhões de dólares anualmente em todo mundo. (RAFAEL ed. , 2012). A Entomologia Agrícola é o estudo das pragas agrícolas (insetos e ácaros) que causam danos às plantas cultivadas e dos métodos para controla-las. Um grande desenvolvimento dessa área ocorreu na década de 50 em todo o mundo, havendo, a partir de 60, grandes avanços na área de Manejo Integrado de Pragas. (GALLO et al., 2002)
Os danos causados pelos insetos às plantas são variáveis, podendo ser observados em todos os órgão vegetais. Dependendo da espécie e da densidade populacional da praga, do estádio de desenvolvimento e estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, poderá haver maior ou menos prejuízo quantitativo e qualitativo. (GALLO et al., 2002)
Os insetos podem causar danos diretos quando atacam