a importancia da ética pastoral
Disciplina: Teologia Pastoral
RESUMO
Dentro do contexto da igreja podemos associar a ética pastoral como a principal característica de um pastor com o aspecto bíblico e teológico para sua atuação, reconhecendo suas responsabilidades na ação pastoral bem como adotar comportamento e postura que condizem com sua posição eclesiástica, o oficio pastoral, cuidando e alimentando seu rebanho, a fim de alcançar o maior numero de membros para igreja do Senhor Jesus.
Palavra-chave: pastor, conduta, santidade.
INTRODUÇÃO
O caráter do oficio pastoral tem como intuito, fazer com que projeto de Deus venha se cumprir na terra. A ética pastoral é de suma importância para uma “vida” saudável dentro da igreja, o rebanho (os membros da igreja) deve confiar no seu líder espiritual, pois esse tem a influencia, a formação, o treinamento e a ordenação para transmitir com autoridade dada por Deus, a palavra de Deus.
O projeto de Deus para o homem vem desde o principio do mundo e nos dias atuais. Deus tem levantado homens e mulheres para levar sua palavra aos confins do mundo. Porem o caráter do oficio pastoral é um assunto que preocupa as igrejas, pois é preciso orientar o vocacionado as exigências espirituais, bem como um novo nascimento com o batismo com o Espírito Santo exigências emocionais, morais a compreensão dos mandamentos de Deus e também as exigências sociais, intelectuais além da vocação provada e aprovada para cumprir com o compromisso de não desviar do caminho e manter o caráter dentro do oficio pastoral.
DESENVOLVIMENTO
As bases bíblicas da ética cristã
A palavra “ética” vem do grego ethos e se refere aos costumes ou práticas que são aprovados por uma cultura. A ética é a ciência da moral ou dos valores e tem a ver com as normas sob as quais o indivíduo e a sociedade vivem. Essas normas podem variar grandemente de uma cultura para outra e dependem da fonte de autoridade que lhes serve de fundamento.
A