Entendendo a orientação profissional
NEIVA, K. M. C. Entendendo a Orientação Profissional. 2ª. ed. São Paulo: Editora Paulus, 2002. v. 1. 93 p.
Cássia Maria Martins Cunha
INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR DO LIVRO RESENHADO
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), especialista em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae (1982) e Doutora em Psicologia pela Université Paris V (René Descartes) (1990). Ampla experiência como professora universitária e psicóloga, atuando principalmente nas seguintes áreas: orientação profissional, teorias e técnicas de grupo, intervenção psicossocial e pesquisa. Experiência de mais de dez anos como coordenadora de curso de psicologia. Possui várias publicações: livros, artigos, teste psicológico e jogo psicopedagógico.
ENTENDENDO A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
No primeiro capitulo, A escolha Profissional como Processo, a autora considera que tanto a escola, a família e a sociedade estão sempre cobrando uma decisão do adolescente e então chega a hora de decidir e não só uma profissão, mas também um estilo de vida, um modo de viver.
A autora apresenta as mudanças que o adolescente enfrenta que são físicas, cognitivas, afetivas e sociais. Essas mudanças levam o adolescente a reestruturar sua identidade pessoal, a se reconhecer com seu novo corpo, novas ideias e novas relações. É nesse processo de reestruturação da identidade que o adolescente vive o “luto da adolescência”. O livro discute as dificuldades que os adolescentes precisam encarar na formação de sua identidade pessoal, sexual, cognitivo, social ou afetivo e essa elaboração reflete significadamente na sua identidade vocacional-ocupacional. Considera que o processo de escolha profissional implica a elaboração de uma identidade vocacional-ocupacional, ou seja, a definição do que fazer, como e onde, e também a compreensão do por que dessa decisão. Nos mostra a importância das identificações, onde as figuras parentais são fontes importantes de