documentos a
Até os dias de hoje encontramos dificuldades na orientação profissional na escola, para auxiliar o aluno em seu processo de escolha que leve em conta fatores decisivos na escolha de sua profissão. É importante reconhecer, alem de observar o aspecto psicológico, social e econômico, pois muitas vezes a vida econômica tem um peso muito grande na hora da escolha.
A LDB, lei 9394/96, artigo 35, mostra a importância da educação na preparação do aluno para o trabalho e para a cidadania, não é apenas formar o aluno tecnicamente para o trabalho, mas é levá-lo a conhecer as profissões e ter uma noção geral do mercado de trabalho.
A orientação profissional possui as seguintes características: Flexibilidade: Considera as características individuais do individuo, visando as inteligências múltiplas de cada um, auxiliando na escolha profissional e ao desenvolvimento de novas tecnologias, globalização de mercados. Integração: considera o grau de interesse e disponibilidade individual e coletiva, integrando conhecimentos do meio e do mercado de trabalho.
Profissionalização: Considera as questões relacionadas à realidade da profissão, sua estrutura, organização, mecanismo de sustentação, superação, dificuldades e desafios, dentro das novas tecnologias e ao mercado de trabalho.
Continuidade: Considera a permanente escolha profissional, entendendo que a mesma deve sofrer atualização e aperfeiçoamento contínuo, não só para o aprendizado, mas para as adaptações que sejam necessárias dentro as novas tecnologias, e mudanças no mercado de trabalho.
Partindo da idéia que a escolha da profissão acontece pelas características individuais e socioeconômicas, a orientação profissional tem a função de levar o aluno ao conhecimento de forma reflexiva e analítica. Tem o objetivo de auxiliar o aluno a reconhecer suas habilidades, tendo consciência das condições do mercado de trabalho, assim o aluno fará a escolha correta se sua