Entendendo melhor o sus
PRIMEIRO TEXTO
O SUS é o sistema único de saúde do Brasil. É considerado uma conquista da sociedade brasileira e foi criado com o firme propósito de promover a justiça social e superar as desigualdades na assistência à saúde da população. O SUS abrange desde pequenos procedimentos a transplantes ou cirurgias de alto risco e é o único a garantir acesso integral, universal e igualitário.
Tornar pública a trajetória do SUS fortalece sua construção coletiva e estimula a mobilização da sociedade para superação dos desafios do setor Saúde e ampliação dos direitos sociais, fazendo com que o que foi estabelecido pela Constituição de 1988 seja de fato praticado.
A Constituição brasileira atual diz que a Saúde é direito de todos e dever do Estado, sendo esta compreendida como qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. A gestão das ações e dos serviços deve ser participativa e municipalizada.
Desde a criação de um sistema único em 1988, muitas coisas mudaram, como: * Antes o atendimento em hospitais públicos estava restrito a 30 milhões de brasileiros, hoje o SUS beneficia mais de 190 milhões de brasileiros. * Em 1989 houve o último registro de poliomielite no Brasil. * Estruturação da Saúde da Família * Criação da Anvisa * Regulamentação do setor privado de saúde * Etc
O SUS não é apenas assistência médico-hospitalar. Também desenvolve outras ações importantes como a prevenção, a vacinação e o controle das doenças. Faz vigilância permanente nas condições sanitárias, no saneamento, nos ambientes, na segurança do trabalho, na higiene dos estabelecimentos e serviços. Regula o registro de medicamentos, insumos e equipamentos, controla a qualidades dos alimentos e sua manipulação. Normaliza serviços e define padrões para garantir maior proteção à saúde.
O ABC do SUS
Assistência farmacêutica: É o processo de planejamento, aquisição, distribuição, controle da qualidade e utilização de