Entendendo as políticas publicas
Substituição de importações
Quando um pais utiliza o modelo de substituição de importações, significa que ele tentara produzir internamente (indústria nacional) o que antes estava importando do exterior. O pais deixa de importar, para assim fortalecer o mercado interno. Esta sistemática nem sempre apresenta os resultados desejados, um exemplo é a indústria de informática que durante os anos 80 contou com um grande número de incentivos e barreiras comerciais que desestimulavam a importação, porem essa medida não foi boa para o Brasil nessa época pois apenas atrasou o desenvolvimento tecnológico nesse setor. O modelo das substituições por importação foi responsável por viabilizar a instalação da maior parte das industrias brasileiras entre os anos 30 e 70.
Desenvolvimentismo
Damos o nome de desenvolvimentismo a qualquer tipo de politica econômica baseada na meta de crescimento da produção industrial e a da infraestrutura, com a participação ativa do estado, como base da economia e o aumento do consumo. Foi aplicado essencialmente nos seguintes governos, iniciando no governo de Vargas e retomada no governo de JK e no governo militar.
Capital estatal
O capital estatal é o capital pertencente ao estado, lucro proveniente de empresas estatais, ou seja, setores de infra estrutura e de bens de produção, como industrias (estradas, telefonia, energia elétrica, petróleo, transportes) que trabalham para construção da base de tudo.
Capital privado Nacional
Esse é o capital que provem dos capitalistas Brasileiros, que investem principalmente na industrias que bens-não-duráveis, ou seja aqueles que tem tempo de reposição curto, como comidas, medicamentos, roupas entre outros.
Milagre econômico
O período conhecido como “milagre econômico” foi de 1967 ate 1973, esse nome eh dado devido ao grande crescimento econômico no Brasil em pouquíssimos anos. Esse crescimento ocorreu através da grande entrada de empresas estrangeiras