ENTALPIA DE REAÇÃO
Antonio Ralyson de Souza Ferreira
Bruna Santos de Oliveira
Marcos Souza da Silva
Mayara Kimberly Teixeira Serrão
RELATÓRIO DE QUIMICA II: Entalpia de Reação
MANAUS – AM
2014
RESUMO O conceito de calor relaciona-se com a diferença de temperatura entre dois sistemas. O calor é o processo de transferência de energia de um sistema, a uma temperatura mais alta, para outro, a uma temperatura mais baixa. Quanto maior a diferença de calor entre os dois sistemas, maior a quantidade de calor transferida. Quando aquecido, a quantidade de calor que um corpo pode receber depende da diferença de temperatura entre o corpo e a fonte de calor, do calor específico do material de que é feito o corpo e de sua massa. Para utilizar o calorímetro, em primeiro lugar é necessário calcular sua capacidade calorífica, processo chamado de calibração do calorímetro. Este procedimento é realizado medindo a variação de temperatura num processo onde a quantidade de calor transferida é conhecida.
INTRODUÇÃO
A variação de entalpia é definida como o calor fornecido ou retirado do sistema numa transformação que ocorre a pressão constante. Ou seja, quando um sistema está sob pressão constante, a variação de entalpia é igual à energia transferida na forma de calor. Assim, podemos escrever que: (a pressão constante, sem trabalho extra). No caso de uma transformação finita:
Por exemplo, se fornecemos à água contida num béquer aberto, através de um aquecedor elétrico, 36 kJ de energia, a entalpia da água aumenta em 36 kJ, e escrevemos ΔH = +36 kJ.
A importância desta equação é que, como usualmente as reações químicas ocorrem em pressão constante, em reatores abertos para a atmosfera, o calor que elas fornecem ou utilizam pode ser igualado à variação da entalpia do sistema.
Reações Endotérmicas e Exotérmicas
Quando transferimos energia, na forma de calor, a um sistema em pressão