ensio
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS
TÓPICOS DE LITERATURA CEARENSE
PROFESSORA MARTA MATOS
O DESEJO DE MUDANÇA DA REALIDADE EXPRESSO PELO NARRADOR DO CONTO POEMA PESSOA DE JOAN EDESSOM DE OLIVEIRA
ITAPIPOCA-CE
2014
No conto Poema pessoa, o narrador descreve o lugar onde aconteceu a história com um pouco de aspecto urbano e rural onde ele conta que durante suas viagens vivenciou a vida triste de um menino que vive cuidando de animais na época de um sol muito ardente, onde as pessoas que por ali passavam nunca reparavam detalhadamente o que havia por trás de uma interminável paisagem rural.
O narrador também conta que não passou pelas mesmas situações vividas pelo menino que pastoreava ovelha, mas ele sentia na pele o sofrimento e a tristeza que que o menino sentia, podendo até imagina-lo com sonhos de mudar de vida e tendo os mesmo objetivos que o próprio narrador. O conto diz claramente que o sofrimento do menino está bastante relacionado com sua localização, principalmente quando não há recursos para uma melhor sobrevivência naquele local rural. O narrador acrescenta afirmando que jamais viveria ali, pois o mesmo descreve a estrada como o sentimento de saudade, onde ninguém ia parar e ver mesmo que houvesse flores. O narrador enfatiza as flores como algo de bom que deve ser dividido com outras pessoas e o menino naquele momento só dividia tristezas. Pode-se observar que ao final, o narrador teve a mesma tristeza de ver o menino passar por aquilo e não poder ajudar.
O narrador quis repassar, ao longo do conto, o desejo de mudança em que ele queria que o personagem do texto mudasse de vida, porque ele se sentiu na mesma situação do menino. As vezes, nós vemos o sofrimento de outras