Ergonomia
O colchão é uma invenção antiga, que surgiu porque o homem não se sentia confortável na hora de dormir, pois ele dormia no chão. E com o tempo foi desenvolvendo cada vez mais, quando o homem começou a por folhas para dormir em cima, e depois de uns anos, palha, algodão, lã ou penas.
O Faraó Tutankahmon dormia em uma cama de ébano (madeira nobre) enquanto os outros dormiam sobre pilhas de palmeiras.
O uso do algodão surgiu no século XVI, colocada em uma estrutura retangular de madeira. Depois em meados de 1857 surgiu o colchão de mola, mas ele só foi patenteado em 1865, quando começaram as vendas no mercado ocidental.
Existem hoje em dia, vários matérias para produção do colchão, tais como: espuma de poliuretano, molas, o de caixa ortopédica e de látex.
A ausência de ergonomia encontra-se na maioria dos colchões de mola, pois com o tempo a mola desgasta, ou pior se não for fabricado adequadamente as molas começam a machucar a coluna e rasgar o tecido e a mola pode até sair para fora.
O colchão mais atual é o colchão ortopédico, ele apresenta as seguintes características: Espuma selada, tecido antiderrapante, espuma selada100% poliuretano, madeira de reflorestamento. Outro colchão criado, com design diferenciado, foi o queen size, que tem o 2 boxes, sou seja, é um colchão com box bipartido e facilita a locomoção das peças.
Porque ocorrem modificações nos produtos?
Porque sem esses colchoes teríamos dores na coluna com mais frequência, dor na nuca e cabeça, se não for a escolha certo do biotipo por exemplo.
A ergonomia colabora no processo evolutivo? Como? Justifique.
Cada vez mais o homem descobre suas necessidades, ou seja, sempre que for projetado algum produto serão feitos novas pesquisas para adaptação do produto ao usuário. O homem não para de criar novas ferramentas, novas melhorias, sendo assim o processo evolutivo nunca para.