ensino religioso
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles
Ana Beatriz Klein Carlan Vasconcelos Mendes
2º ano 3º Ciclo
Materialismo
O materialismo é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância.
Materialismo e religião
A humanidade inventou religiões para todos os gostos. Somente não é religioso quem não quer ou se desiludiu com as promessas que elas contêm em seu bojo. Os desiludidos, e aqueles que se julgam detentores da verdade e tudo saberem, costumam se refugiar no materialismo.
O que vem a ser o materialismo? Essa doutrina filosófica surgiu na Grécia, no século VI a.C. quando alguns filósofos rejeitaram as explicações dadas pelos mitos religiosos e se firmaram na idéia de que o conhecimento deve ter como base a observação da natureza, seguida do raciocínio.
Ao longo do tempo, a doutrina materialista ganhou novas formas. Hoje, em poucas palavras, afirma que a única substância que existe na natureza é a matéria e tudo, mas tudo mesmo, tem sua origem nela.
De acordo com o materialismo, tudo o que acontece na natureza tem uma causa simples e única, o acaso. Se o sistema solar tem a estrutura que tem, é porque a matéria que constitui os seus planetas, cometas e o próprio Sol se organizou sob o comando do acaso. Se o corpo humano tem as propriedades que tem, foi o acaso o responsável. Nosso corpo poderia ter sido formado de outra forma, mas, a probabilidade de se organizar como o conhecemos é fruto do acaso, de acontecimentos mais prováveis.
Foi o acaso que estruturou a própria mente humana, que viria, mais tarde, imaginar e criar a idéia do próprio acaso. O acaso acabou criando-se a si mesmo!
Não há como fazer um