ENSINO MÉDIO INOVADOR E A FORMAÇÃO INICIAL: HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
1686 palavras
7 páginas
ENSINO MÉDIO INOVADOR E A FORMAÇÃO INICIAL: HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICATelma Alves – Colégio Pedro II
1. INTRODUÇÃO
Mais uma vez a comunidade escolar está diante de uma proposta transformadora do MEC, intitulada “ENSINO MÉDIO INOVADOR”, cujo documento base sintetiza aspectos essenciais de uma proposta de experiência curricular inovadora no Ensino Médio, a ser implantada em regime de cooperação com os sistemas estaduais de ensino, sob responsabilidade da Secretaria de Educação Básica do MEC – SEB/MEC e foi recentemente encaminhado ao CNE, que emitiu o Parecer CNE/CP nº 11/2009.
Esta nova proposta do MEC apresenta algumas idéias possíveis de serem encontradas numa breve pesquisa sobre mudanças nos currículos.
EDGAR MORIN (2001) é um autor, dentre muitos, que propõe um novo paradigma “no sentido do desenvolvimento do pensamento complexo, de uma reforma do pensamento por meio do ensino transdisciplinar, capaz de formar cidadãos planetários, solidários e éticos, aptos a enfrentar a abrangência deste milênio".
O documento do MEC, de abril de 2009, menciona que “nova organização curricular pressupõe uma perspectiva de articulação interdisciplinar” e acrescenta ainda que “o programa visa contribuir, entre outros aspectos, para o enfrentamento da tensão dialética entre pensamento científico e pensamento técnico” e propõe “estimular novas formas de organização das disciplinas articuladas com atividades integradoras, a partir das inter-relações existentes entre os eixos constituintes do ensino médio, ou seja, o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura.” Um professor ao se deparar com tal afirmação não pode deixar de recordar LIBÂNEO (2006). O mesmo afirma que as transformações tecnológicas que marcam este período da história, chamado de modernidade tardia, provocam mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais que afetam a escola e o exercício da docência. A transformação geral da sociedade tem