O bode na maçonaria
O Bode na Maçonaria
Aprendiz Maçom
X
A G D G A D U
O BODE NA MAÇONARIA
Qual o verdadeiro significado do bode na Maçonaria?
Não dispomos de uma resposta conclusiva, e quanto mais mergulhamos em estudar possíveis origens mais versões aparecem, algumas visivelmente inverossímeis, outras mais prováveis. Portanto, não se descarta que o mito do bode possa ter surgido com uma dessas versões e tenha ganhado força com outras versões. Este estudo, não tem a pretensão de ser conclusivo e sim dar um pouco mais de luz sobre o assunto.
A figura do bode aparece em diversas partes do mundo, nem sempre com uma imagem negativa.
Nessa parte, buscamos mostrar como o bode é visto em diversas culturas e o seus significados e utilizações.
Como amuleto: Em determinadas aldeias, há um bode como símbolo de proteção, uma vez que a ele se atribui a capacidade de captar as cargas negativas.
Pã, o mito: A figura de Pã, metade homem, metade bode, também contribui para as crendices sem fundamento. Aliás, a palavra pânico é derivada de Pã, pois conta o mito que ele era tão feio e assustador, que sua própria mãe teria fugido logo após o seu nascimento. Assim, Pã vivia nas florestas, assustando as pessoas.
Objeto de sacrifício, o bode-expiatório: O sacrifício era considerado uma das formas de abrandar a ira dos deuses, que serviram para expiar (redimir) a culpa dos pecadores. Diversos povos em épocas diversas realizaram esses sacrifícios.
No sacrifício da umbanda, em oferenda, despacho para Exu.
No esoterismo, possui diversas interpretações, fecundidade, materialidade, captação de cargas negativas, animal próprio para o sacrifício e, vulgarmente, conhecido como a semelhança de satã. Na realidade, o bode é encarado no esoterismo de diversas maneiras, como fonte do materialismo, a matéria sobre o espírito, a brutalidade, se analisarmos pelo lado negativo.
No entanto, há