ENSINO DE LEITURA E DIFEREN AS CULTURAIS EM SALA DE AULA 2
O filme Entre os muros da escola retrata o dia a dia de uma escola francesa contemporânea, no qual abordam diversas questões como, as desigualdades sociais em sala de aula, a difícil relação entre professor e aluno e também o crescimento da população escolar. Apesar de retratar um problema da escola francesa contemporânea, pode ser transplantada para outras realidades como a brasileira.
Podemos dizer que estamos diante de uma situação de universalização do ensino fundamental, bem como a lenta expansão do ensino médio, ambos com participação da escola pública. Os limites das escolas públicas brasileiras sejam no sentido de superação de desigualdades sociais, ou na formação de cidadãos, devem ser percebidos em relação a outras esferas sociais, que por conta de sua imensa complexidade e desigualdade produzem conflitos.
Estabelecer o ensino da leitura em sala de aula é uma tarefa bastante árdua e tarda. A prática à leitura deve ser estimulada desde os primeiros anos de vida escolar do aluno, no qual irá desenvolver e descobrir a importância da leitura para sua vida escolar. É preciso que o professor execute atividades que desperte o interesse da criança e que ela não veja a leitura como uma tarefa obrigatória. Atividades como, leituras dinâmicas e livros ilustrados com personagens infantis são sugestões para despertar o hábito à leitura em sala de aula. Portanto, ao decorrer da vida escolar e acadêmica do aluno, o professor deve sempre estimula-lo a leitura, mostrando sempre que a leitura é base principal para se adquirir conhecimento.