Ensino de Informática em Amargosa : Relatos e Desafios.
Msc Jaylson Teixeira – Professor CFP/UFRB
Juliana de Jesus Santos - Aluna CFP/UFRB
Aldaina Andrade de Souza - Aluna CFP/UFRB
Luana Cerqueira - Aluna CFP/UFRB
Área Temática: Educação: Políticas Públicas e Formação Docente
Palavras Chave: Informática; Formação de Professores; Políticas Públicas;
PROINFO
Introdução
O projeto MEIA: Melhoria do Ensino de Informática em Amargosa teve como objetivo melhorar o ensino de informática nas escolas municipais de Amargosa a partir de discussões e temas que surgiram na equipe. Estávamos abertos a qualquer sugestão que leve à melhoria do ensino, abrangendo desde a capacitação dos monitores até a melhoria do ambiente de trabalho, uma vez que estes fatores se interagem e influenciam na qualidade do ensino ofertado. Esta melhoria seria fruto de reflexões entre monitores, acadêmicos e o coordenador do projeto da Secretaria de Educação. Para isso avaliou-se as dificuldades encontradas pelos monitores em seu trabalho, possibilitando a discussão cerca das dificuldades mencionadas. A partir dessa troca de idéias, podemos eleger os itens a serem melhorado e como faremos a avaliação da melhoria implantada.
Os infocentros são salas equipadas com computador disponíveis em algumas escolas de Amargosa. As aulas nessas salas eram ministradas por monitores da rede municipal. Estes monitores não possuem formação pedagógica, mas passaram por uma formação tecnológica que ensina a manter e utilizar o sistema operacional conhecido com Linux Educacional fornecido pelo MEC através do programa PROINFO. Os recursos computacionais, deste a o hardware e sua instalação até os softwares educacionais são financiados pelo PROINFO.
Deste modo temos de um lado monitores que conhecem a máquina mas não têm familiarização com ensino, de outro professores com formação pedagógica sem vivência com computadores nem os softwares educacionais.
Referencial Teórico
A sociedade atual tem