Ensino de Ciências através da Experimentação
Pedro Henrique Magalhães
A construção da cidadania pode ser desenvolvida através da contextualização de conceitos químicos e explorando temas ligados às questões científica, tecnológica, social e ambiental.
De acordo com Santos (2007), devido ao agravamento de problemas ambientais e diante de discussões acerca do conhecimento científico e seu papel na sociedade, cresceu a nível mundial um movimento que passou a refletir criticamente sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Á partir da década de 70 esse movimento propôs mudança nos currículos de ensino de ciências incorporando conteúdos de CTS e ambientais, sendo posteriormente denominada ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) (SANTOS, 2007).
[...] uma perspectiva de CTS/CTSA crítica tem como propósito a problematização de temas sociais, de modo a assegurar um comprometimento social dos educandos. Assim, propostas curriculares com essa visão precisam levar em consideração o contexto da sociedade tecnológica atual, caracterizado de forma geral por um processo de dominação dos sistemas tecnológicos que impõem valores culturais e oferecem riscos para a vida humana (SANTOS, 2007, p. 8).
Na natureza, dificilmente encontramos materiais puros. Comumente encontramos os materiais na forma de mistura como o solo, o ar, a água dentre outros. Porém, para a produção de materiais que tenham aplicações tecnológicas há a necessidade de substâncias. Essas substâncias podem ser obtidas através de dois processos: processos químicos – ocorrem em reatores químicos onde os reagentes transformam-se em novas substâncias, como a fermentação, produção de sabão e na indústria petroquímica – ou processos físicos – extração