Ensino: as abordagens do processo.
ACADÊMICO (A): ANDRESSA GUALDEZI
ABORDAGEM TRADICIONAL
HOMEM
Nessa abordagem o homem conhece o mundo a partir de informações que são fornecidas a ele. O homem apenas um receptor passivo de informações e a partir do momento em que ele possui as informações ele pode transmiti-la a outros que ainda não possuem conhecimento. Ele é considerado uma “tábula rasa” na qual com o tempo serão impressas nele todos os tipos de conhecimento.
MUNDO
O individuo é externo ao mundo e pode obter uma compreensão desse mundo a partir do momento que ele se coloca diante de modelos, ideias, informação cientifica e tecnológica entre outras. A partir da obtenção dessas informações o individuo passa a contribuir para uma maior compreensão e domínio do mundo que o cerca.
SOCIEDADE/
CULTURA
Podem-se ter o mais variado tipo de sociedades e culturas utilizando-se desse tipo de ensino, este objetivo de ensino é intimamente relacionado ao ambiente social em que se encontra. São necessários provas e exames, para saber se o mínimo exigido de conhecimento foi adquirido pelo aluno e esse por sua vez não atingindo as “metas de aprendizado” deve ser reprovado. Esse sistema educacional fica caracterizado pelo “depósito” de conteúdos nos alunos além do fato de criar uma visão individualista onde não há uma cooperação o individuo não pode vivenciar uma convergência de esforços.
CONHECIMENTO
Nessa abordagem o conhecimento nada mais é do que algo que foi sendo “acumulado” no cérebro ao longo dos anos, e faz-se de tudo para que cada vez mais vá sendo adicionados novos conteúdos para que se acumulem cada vez mais novos conhecimentos. E isso se dá através da educação formal e da instituição escola. Há uma constante preocupação em guardar esse conhecimento para que novos vão sendo acrescentados a aqueles já obtidos anteriormente.
EDUCAÇÃO
Nessa abordagem a educação trata-se apenas da