Ensinar a educação
A indisciplina é um tema que merece nossa total atenção, necessita ser estudada, discutida e considerada um mal da sociedade moderna, sendo um dos maiores obstáculos na educação.
É comum sermos atropelados por crianças em corredores, não podermos concluir um pensamento ou explicação por causa de conversas indevidas, sem falar nos resultados depois do recreio (festival de lesões e vestígios de muita agressividade), resistência em usar roupas adequadas, uso de bonés, falta de compromisso com seu próprio material escolar e total desrespeito com o material dos seus coleguinhas e agora o principal concorrente do professor na sala de aula o celular. Descaso com as tarefas a serem realizadas em casa e em sala de aula. Em meio a esse quadro encontramos o Professor que já não tem entendido qual seria o seu papel dentro do ambiente escolar, o levando a se sentir cada dia mais confuso, impotente, impaciente, braços e pés atados vendo a sua autoridade indo por agua a baixo. Não suportando tais cenas, exigindo obediência, querendo ter o controle da situação e implorando por mudanças.
Ensinar a Educação
Pretendemos desenvolver esse projeto para o 1º e 2º ano preferencialmente. “Em suas investigações, Piaget considerava que a criança precisa passar por diferentes estágios em um processo psicogenético de evolução para desenvolver a moralidade e o comportamento social, de concordância com as regras de funcionamento de uma determinada cultura e internalização das normas de convivência social. É na obra O juízo moral na criança, de 1932, que Piaget (1994) discorre sobre o desenvolvimento da consciência moral no desenvolvimento infantil a fim de responder a questão: “como a consciência humana vem a respeitar regras?” (1994, p. 23). Em sua pesquisa, concluiu que assim como a inteligência evolui, a moral também evolui, em um processo de interiorização de regras e valores que também ocorre em uma sequência de etapas. Ele sugere que