Relatório de experiência em um caps
O local onde o PIT IV, estágio básico do sétimo semestre foi realizado foi o Centro de atenção Psicossocial (CAPS) Geral da IV região. Esse centro atende a diversas pessoas que chegam com demandas psiquiátricas. Por se tratar da rede secundária de saúde, segundo as definições do SUS, o CAPS Geral deve atender aos transtornos mentais graves, já que devem existir outros dispositivos para integrar essa rede de apoio e tratamento, prevenção e cuidado integral com a saúde mental. As atividades oferecidas aos usuários são voltadas para o acolhimento da pessoa em sofrimento mental por meio de atendimentos, que podem ser psicoterapêuticos ou operativos, na modalidade individual ou grupal, domiciliar, institucional ou de intercâmbio comunitário.
”A rede de saúde mental pode ser constituída por vários dispositivos assistenciais que possibilitem a atenção psicossocial aos pacientes com transtornos mentais, segundo critérios populacionais e demandas dos municípios. Esta rede pode contar com ações de saúde mental na atenção básica, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços residenciais terapêuticos (SRT), leitos em hospitais gerais, ambulatórios, bem como com Programa de Volta para Casa. Ela deve funcionar de forma articulada, tendo os CAPS como serviços estratégicos na organização de sua porta de entrada e de sua regulação.’’ ( SITE PORTAL DA SAÚDE)
Na prática, nós sabemos que a realidade se estabelece de forma diferente, pois a demanda é grande,e não existem dispositivos que deem conta dela. As pessoas são, muitas vezes mal informadas quanto ao serviço que devem procurar, e, realmente pelo CAPS se tratar de Geral, chegam diversas demandas até ele. Os casos atendidos são com CID com escala de moderado a grave.
A equipe é composta por:
• Dois médicos;
• Três psicólogos;
• Duas enfermeiras;
• Dois farmacêuticos;
• Dois terapeutas ocupacionais. O acolhimento por parte da psicologia se dá da seguinte maneira: