Ensinar História e Geografia
As aulas de historia foram e são conhecidas por serem tediosas, onde é depositada nos alunos cargos de informação. Os alunos precisam conhecer compreender ir além de decorar o que ocorreu na história, saber questionar ir além dos livros didáticos os alunos precisam viver história, analisar criticamente a história.
O papel do professor é mediar o ensino, ele não é mais obrigado a ser o detentor do conhecimento. Sendo assim a pesquisa e a realização de projetos são estratégias importantes para a elaboração de aulas de historias capazes de despertar a curiosidade dos alunos.
Dessa forma a disciplina de historia contribuir na formação do aluno, aprendendo a vida em sociedade reconhecendo-se como sujeito da historia compreendendo o cotidiano das pessoas e tornando-se um cidadão critico dotado de uma consciência social.
Para isso reforçamos o papel do professor, que precisa saber contextualizar os temas abordados nas aulas utilizando eixos geradores do conhecimento: problematizar (sempre!!!) apresentar e analisar; verificar varias fontes de pesquisa e visões de demais historiadores com os alunos ampliará a visão dos temas tratados.
Diante desse breve resumo ficou claro a importância de ensinar historia, o quanto ela contribuiu na formação do aluno.
A importância do Ensino de Geografia
Mais do que desenhar (decalcar) mapas e decorar estados e capitais, o ensino de geografia considera os seguintes requisitos: espaço, grupo, tempo, paisagem, localização, orientação, representação. O objetivo do ensino de geografia é fazer com que os alunos aprendam a situar-se e no mundo da vida a interpretar a realidade. Mas como? O que isso significa? Significa que os alunos precisam compreender e aplicar na sua vida no dia-a-dia todos os requisitos citados, para isso é necessário avaliar/reavaliar os métodos utilizados em sala de aula, a partir desses requisitos o professor deve trabalhar a partir de problemáticas que chamaram a