Ensinamentos básicos do islamismo
Assim como toda religião o islamismo também possui os seus ensinamentos como base. Tomando como partida o:
Monoteísmo- O islamismo crê em um deus único e supremo, este deus criador do universo e detentor de todo o poder é imortal. A Ele se atribuem as melhores expressões e as mais altas qualificações, sendo Ele o Grandioso, Magnificente e Absoluto.
Deus revelou no Alcorão Sagrado:
"Deus não teve filho e não existiu com Ele alguma divindade! Pois se assim fosse, cada deus se apropriaria de sua criação e teriam se prevalecido uns sobre os outros. Glorificado seja Deus de quanto Lhe atribuem!" (C. 23, V. 91)
A profecia- Segundo o fundamento da crença islâmica, a fé na revelação (Al- Wahí), na profecia (Annubúwa) e na convicção nos profetas e Mensageiros e nos seus anúncios, geram reformas profundas e grandiosas nos princípios cívicos.
Os Profetas (as) foram homens escolhidos por Deus, para divulgarem as Mensagens Divinas e melhorar a conduta humana, por terem sido completos, racional e mentalmente, cujo comportamento impecável...
Deus Supremo Revelou:
"Deus escolhe os Mensageiros dentre os anjos e os humanos, pois Deus é Oniouvinte e Discernente". (C. 22, V. 75).
O Imamato- Para que a última mensagem divina revelada pelo concludente dos profetas continue como foi exposta, foram nomeados e escolhidos, através de Deus, doze Imames e sucessores para dar continuidade à função do profeta Mohammad (S.A.A.S.) em divulgar, proteger e ensinar os fundamentos do Islam para a humanidade. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) anunciou, sob a ordem de Deus, a vinda destes doze Imames (A.S.) para liderar a nação e para ser protetores e conservadores desta grande mensagem. Ele disse: “Os Imames depois de mim serão doze, o mesmo numero dos apóstolos de Jesus”. A nomeação dos sucessores após sua morte é algo muito relevante e lógico pelo tamanho da importância que o Islam representa na vida do ser humano e para que a nação