hjkhgh
376 palavras
2 páginas
Islamismo..Nomes: Nathanael Silva e Julia Baroni . Serie : 109 Professora : Sandra
Islamismo
Com mais de 1,2 bilhão de adeptos, o islamismo é a crença que mais cresce no mundo. Já predomina no Oriente Médio e em vastas regiões da Ásia e da África e ganha seguidores de maneira impressionante também na Europa, nos Estados Unidos e nas repúblicas da ex – União Soviética. No Brasil, existe atualmente cerca de 1,5 milhão de adeptos do islamismo, que freqüentam as quase cem mesquitas do país.
A religião islâmica tem seu nome derivado do termo árabe islam, que significa ‘’submissão a Deus’’. A doutrina islâmica ou mulçumana baseia-se no livro sagrado do Corão ou Alcorão e nos atos, ditos e ensinamentos de Maomé – o profeta fundador da religião no início do século VII – considerado pelos mulçumanos o último profeta enviado por Deus.
* A doutrina do Islã
Os sucessores de Maomé trataram de registrar seus ensinamentos, em dois documentos que contem a fundamentação política e religiosa do islamismo: a Suna e o Alcorão.
Suna: reúne textos sobre a vida me Maomé referentes a sua atuação como guerreiro e estadista.
Alcorão: traz revelações do anjo Gabriel a Maomé e os princípios básicos do islamismo.
Os mulçumanos consideram Jesus e os antigos profetas hebreus como mensageiros de Deus e valorizam suas mensagens de compaixão e igualdade entre os seres humanos. Mas, por outro lado, dão testemunho de que Maomé foi o último profeta de Alá, o único Deus, criador do universo. Esse testemunho, repetido em cada prece, constitui um dos cinco ‘’pilares do Islã’’, os princípios fundamentais da fé muçulmana. Os outros quatros são:
*Oração cinco vezes ao dias, com o corpo voltado em direção a cidade sagrada de Meca, berço do islamismo;
*Destinar a caridade o equivalente a 2,5% da renda anual do muçulmano;
*Fazer uma peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida, para aqueles que têm condições físicas e financeiras;
*Jejuar no mês