Islamismo
Atualmente, com mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, mais de 1 bilhão professa a religião mulçumana. Fundada por Maomé (ou Mohamed) no século VII, no oeste da Arábia, a religião mulçumana espalhou-se inicialmente pela África, Ásia e sul da Europa.
Os ensinamentos de Maomé, obtidos por meio de sinais e testemunhos, foram transmitidos aos fiéis compondo a sua doutrina. Entre os princípios e deveres básicos da nova religião se destacam:
*Professar a fé nos ensinamentos do profeta de que só existe um Deus: 'Só há um Deus, que é Alá, e Maomé é o seu Profeta';
*Todo convertido deve fazer orações cotidianas em honra de Alá e voltado para Meca, onde está a Pedra Negra, símbolo do compromisso e da amizade entre Deus e os homens;
*Todo mulçumano deve peregrinar até Meca pelo menos uma vez na vida;
*A esmola é obrigatória para quem pode dá-la;
*O fiel deve jejuar no mês sagrado de Ramadã, que é o período em que aconteceu a 'iluminação', ou seja, quando o anjo Gabriel falou a Maomé.
O coração é um livro para ser recitado em orações litúrgicas e possui uma estrutura repetitiva que facilita a memorização e a incorporação de regras morais e civis. Essas regras foram compiladas após a morte de Maomé.
Dentre elas destacamos a proibição de bebidas alcoólicas, a necessidade de proteger órfãos e viúvas, o dever de ser hospitaleiro, a possibilidade de praticar a poligamia, a condenação do roubo e sua severa punição.
Islamismo: Princípios e História, Resumo e Curiosidades do Islã islamismo alcorão–> A partir do Corão há uma atualização de regras que são divididas em diferentes categorias:
Fard: os princípios básicos que devem ser cumpridos;
Mandub: ações especiais que são recompensadas por Deus;
Mubah:ações sem referência no Corão e que, portanto, não são punidas nem recompensadas;
Mukruh: ações desencorajadas, mas não punidas;
Haram: ações puníveis por leis