Ensaios
Eu pensei em fazer um projeto de pesquisa científica para ver se a inclinação de um plano inclinado vai afetar a distância que uma bola de pingue-pongue rolará depois que sair do plano por sua base. Minha hipótese é que a bola irá mais longe depois de percorrer os 90 cm do primeiro plano inclinado do que dos dois outros, um de 60 cm e o outro de 30 cm, todos com a mesma elevação. Veja minha figura do experimento.
II. METODOLOGIA
Primeiro, eu escrevi o que pretendia, fiz uma revisão de ortografia e gramática e coloquei minha hipótese (aquilo que eu acho que vai acontecer). Tudo conforme o professor explicou para a classe toda.
Para fazer os experimentos, fui até a marcenaria de minha rua e consegui, de graça, 3 pedaços de tábua, todos de mesma largura (15 cm): um de 90 cm de comprimento, outro de 60 cm e o terceiro de 30 cm. Comprei uma bola de pingue-pongue.
Cada uma dessas tábuas foram usadas como planos inclinados, os quais eu levantei uma das extremidades de 20 cm do piso da varanda (usei caixa vazia para isso). Então, eu soltei (sem empurrar) a bola do alto do plano inclinado e deixei a bola rolar até parar. Com uma trena medi a distância da bola até a parte de baixo do plano inclinado. Fiz isso com cada um dos planos, 6 vezes. Anotei tudo numa tabela.
Depois de tudo anotado, escrevi meu resumo e conclusão, procurando descobrir onde isso que conclui pudesse ser útil do uso do dia a dia.
III. ANÁLISE DOS DADOS
Para o plano inclinado de 30 cm meus resultados foram:
TENTATIVA1 - 40 cm TENTATIVA 2 - 41 cm TENTATIVA 3 - 36 cm TENTATIVA 4 - 29 cm TENTATIVA 5 - 25 cm TENTATIVA 6 - 32 cm
dando uma média de 34 cm.
Para o plano inclinado de 60 cm meus resultados foram:
TENTATIVA1 - 67 cm TENTATIVA 2 - 70 cm TENTATIVA 3 - 60 cm TENTATIVA 4 - 61 cm TENTATIVA 5 - 63 cm TENTATIVA 6 - 64 cm
dando uma média de 64 cm.
Para o plano inclinado de 90 cm meu resultados foram: