ENSAIOS POR RAIO X (RADIOGRAFIA INDUSTRIAL)
COORDENAÇÃO DE BACHARELADO DE ENGENHARIA TÊXTIL
CURSO DE ENGENHARIA TÊXTIL
ENSAIOS POR RAIO X (RADIOGRAFIA INDUSTRIAL)
MATERIAIS DE ENGENHARIA
APUCARANA
2013
→ Introdução
A radiografia é um tipo de ensaio não-destrutivo que se baseia na absorção diferenciada da radiação penetrante na peça inspecionada. Devido às diferenças de densidade e variações de espessura do material, ou mesmo diferenças nas características de absorção causadas por variações na composição do material, diferentes regiões de uma peça absorvem quantidades diferentes da radiação penetrante. Essa absorção diferenciada da radiação pode ser detectada por meio de um filme, ou de um tubo de imagem ou mesmo medida por detectores eletrônicos de radiação. A variação de quantidade de radiação absorvida indica a existência de uma falha interna ou descontinuidade no material.
→ Aplicação
A radiografia foi um dos primeiros métodos de ensaio não destrutivo introduzido na indústria para a detecção de descontinuidades internas. O seu campo de aplicação é bastante grande, incluindo o ensaio em soldas, fundidos, forjados, materiais compostos, plásticos, etc.
→ Conceito
A radiografia é um método usado para inspeção não destrutiva que baseia-se na absorção diferenciada da radiação penetrante pela peça que está sendo inspecionada. Devido às diferenças na densidade e variações na espessura do material, ou mesmo diferenças nas características de absorção causadas por variações na composição do material, diferentes regiões de uma peça absorverão quantidades diferentes da radiação penetrante.
Os raios-X ou gama são transmitidos através de peças ou equipamentos e impressionam o filme radiográfico, o qual, uma vez revelado, proporciona uma imagem que permite distinguir as descontinuidades presentes. Com o filme processado (revelado) obtêm-se um registro permanente do ensaio quando armazenado de maneira adequada.