Ensaios não destrutivos
Para garantir o bom desempenho do concreto, a construtora deve estar atenta à escolha dos materiais, à dosagem dos componentes do concreto e de aditivos e adições, e à aplicação do material durante toda a obra. “O controle tecnológico fornece subsídios para a avaliação da qualidade da obra e pode indicar causas de patologias que eventualmente possam ocorrer”, afirma Rubens Curti, especialista em concreto da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
Especificações O primeiro passo na hora de receber o concreto no canteiro é a realização de ensaios para avaliar a resistência do material, e o ideal é continuar fazendo esse monitoramento durante toda a obra. O professor Luiz Hamassaki recomenda que se coletem amostras de cada caminhão de concreto que chega ao canteiro.
A construtora deverá passar ao laboratório informações como dados da obra, volume de concreto a ser utilizado e tipos de ensaios desejados. A prestadora de serviços deverá avaliar toda a documentação dos materiais antecipadamente, acompanhar o dia a dia do canteiro e fornecer o Certificado de Ensaio (CE), onde devem constar informações como: identificação completa do laboratório onde foi realizado o ensaio e, se necessário, do cliente, descrição, identificação, caracterização e condição da amostra ensaiada, datas de realização do ensaio e de emissão do CE, identificação do método utilizado e do procedimento de amostragem, entre outros. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfdRYAC/ensaio-tecnologico-concreto 1. NBR 12655