Ensaios não destrutivos e defeitos de solda
DEFEITOS DE SOLDA
TRABALHO DE METALURGIA DA SOLDAGEM
DEFEITOS DE SOLDA
UFPE- CTG
METALURGIA DA SOLDAGEM
Profº- Antônio Mota
Grad- Paulo Roberto Anselmo
ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PARA DETECÇÃO DE DESCONTINUIDADES
“Ensaios não destrutivos, são aqueles que, quando realizado sobre peças semi acabadas e acabadas, não prejudicam, nem interferem com o uso futuro da mesma”(Prof. Paulo J. Modenesi). Os ensaios não destrutivos envolvem todos os métodos para a medição e detecção de propriedades, capacidade de desempenho dos materiais metálicos, partes e peças de equipamentos e estruturas, por meio de energias físicas que não danificam as mesmas.Já citado anteriormente, existem uma infinidade de ensaios não destrutíveis, dentre os quais vamos destacar:
Ensaio visual
Tem por finalidade, o controle de qualidade imediatamente e após qualqueroperação de soldagem. Todos os outros ensaios não destrutivos devem ser executados após uma boa inspeção visual, que pode ser feito, à vista desarmada, ou com auxilio de lupa ou com aparelhos ou instrumentos para inspeção remota. Para este tipo de ensaio, a Petrobrás através da norma N-1597, fixa condições exigíveis para a realização deste tipo de ensaio.
Teste de estanqueidade
Este tem como objetivo principal a detecção de defeitos passantes em soldas, como por exemplo as soldas de chapas de reforço, soldas em ângulos de juntas sobrepostas do fundo de tanques de armazenamento e soldas em ângulo de ligação fundo-costado. É utilizado também para a detecção de defeitos passantes em chapas e fundidos. Um dos métodos baseia-se na aplicação de uma solução formada de bolhas, estando cada trecho inspeciona do sujeito a um vácuo parcial.
Líquido penetrante
O ensaio por meio de líquido penetrante é relativamente simples, rápido e de fácil execução. É utilizado na detecção de descontinuidades abertas para a superfície de materiais sólidos não porosos. A detecção das