Ensaio Visual
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
TRABALHO DE ENSAIOS MECÂNICOS
ENSAIO VISUAL
Por
ANDRÉIA ROZENDO;
EDGAR;
HUESLEI LAUERS DA SILVA;
JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA MARTINS;
JULIO MOULIN DAN;
E
LEANDRO LUGÃO DAN
VITÓRIA - E.S. - BRASIL.
MARÇO/2014
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
TRABALHO DE ENSAIOS MECÂNICOS
ENSAIO VISUAL
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso Técnico em Mecânica do SENAI-Vitória, como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Ensaios Mecânicos.
Por:
Andréia Rozendo;
Edgar;
Hueslei Lauers da Silva;
José Augusto de Oliveira Martins;
Julio Moulin Dan e
Leandro Lugão Dan
Professor:
Reinaldo
VITÓRIA – E.S. - BRASIL
MARÇO/2014
RESUMO
O ensaio de inspeção visual é o mais simples dos métodos de inspeção não destrutiva que se pode realizar em uma soldagem. Em geral, pode-se dizer que é um método para determinar a aceitabilidade dos componentes fabricados por usinagem, soldagem, ou qualquer outro processo produtivo, que apresente como requisito um grau de qualidade, por menor que seja. No entanto, o trabalho depende quase que exclusivamente da avaliação individual de cada inspetor. Para haver uniformidade nas atividades, é necessário um procedimento de inspeção aprovado e de pleno conhecimento do profissional que executará o serviço. Além do procedimento, o inspetor deve estar familiarizado com todos os demais documentos aplicados à obra.
Existem diversas normas com diferentes critérios de aceitação das descontinuidades que possam ser encontrados nas soldas. Essas diferenças devem-se ao fato de que as normas são específicas para diferentes construções; assim, é natural que a norma aplicada à construção de veículos apresente maiores exigências quanto a requisitos de impacto do que, por exemplo, uma norma aplicada à construção de pontes. Como os procedimentos são elaborados com base nestas