Ensaios não-destrutivos: Ensaio visual
Quando se vai à feira e escolhe frutas e legumes, você usa a visão para separar, por exemplo, aquela laranja mais bonita e saudável daquela feia e estragada. Essa atividade simples nada mais é do que um tipo de ensaio não destrutivo: o ensaio visual.
Foi o primeiro método de ensaio não destrutivo aplicado pelo homem aos metais. É, comcerteza, o ensaio mais barato, usado em todos os ramos da indústria.
A inspeção visual exige definição clara e precisa de critérios de aceitação e rejeição do produto que está sendo inspecionado. Requer ainda inspetores treinados e especializados, para cada tipo ou família de produtos. Um inspetor visual de chapas laminadas não poderá inspecionar peças fundidas e vice-versa, sem prévio treinamento.
Outras condicoes necessarias ao ensaio:
Limpeza da peca com objetivo de retirar residuos que impecam a visualizacao das descontinuidades;
Pecas que tenham acabamento podem necessitar de preparacao (produzir rebarbas na peca);
Iluminacao adequada. Melhor com luz natural, sendo e mais utilizada luz artificial devendo ser posicionada atras do inspetor ou em local que produza bom contraste;
Distancia adequada para a inspecao, menos que 25cm produz distorcoes;
Em linha de producao pecas com problemas (descontinuidades ou defeito) sao usadas, propositalmente, para aferir a qualidade da inspecao ou inspetor.
Descontinuidade e defeito:
Exemplo:
Um copo de vidro com pequenas bolhas de ar no interior de sua parede, formadas devido a imperfeições no processo de fabricação, pode ser utilizado sem prejuízo para o usuário.Essas imperfeições são classificadas como descontinuidades. Mas, caso essas mesmas bolhas aflorassem à superfície do copo, de modo a permitir a passagem do líquido do interiorpara a parte externa, elas seriam classificadas como defeitos, pois impediriam o uso do copo.
Principal ferramenta do ensaio visual: os olhos
O olho é considerado um órgão pouco preciso. A visão varia em